5 Coisas que você precisa saber sobre as fístulas anorretais

Uma fístula anorretal é um canal anormal que surge entre o interior do ânus e/ou do reto com a parte exterior, a pele perianal. E por dentro desse canal podem passar secreções com pus, sangue e até fezes.

1️- Esse é o principal sintoma da fístula: a drenagem de secreção, às vezes de aspecto amarelado com odor fétido, ou parecido a sangue. No caso de fístulas maiores podem até mesmo favorecer a saída de fezes líquidas.

2- Em alguns casos, a fístula pode se estender até a região vaginal, em mulher!

3- Ela pode ser originada de infecção em glândulas anais (no qual se forma um abcesso, que após a fase aguda dá origem essa fístula); mas também pode ter relação com a Doença de Crohn, tuberculose, cirurgias anais anteriores, câncer e traumatismo na região.

4- Percebendo os sintomas, o exame proctológico com avaliação anal, toque retal, anuscopia e exames de imagem são fundamentais.

5- O tratamento é, na maioria das vezes, cirúrgico, visando eliminar a fístula, prevenir a sua recorrência. Dependendo do caso, outros métodos podem ser indicados, tais como o uso do laser para cauterizar o trajeto, por exemplo.

Clínica Buchen • COLOPROCTOLOGIA • CIRURGIA GERAL⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
•Rua Marechal Floriano Peixoto, 350⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀